Fachada da Diretoria de Ensino - Região de Pirassununga

Fachada da Diretoria de Ensino - Região de Pirassununga

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

Projeto Carnaval na EE Nelson Fernandes

Faz parte do projeto “Carnaval na Escola” ações contidas nos projetos da SEE como o “Prevenção Também se Ensina” e o Projeto “Vale Sonhar”.
No Projeto “Prevenção Também se Ensina” os professores trabalharam durante a semana que antecedeu ao Carnaval a importância de orientarmos os alunos sobre as Doenças Infecto Contagiosas, (DSTs ,AIDS), a necessidade de não cometermos excessos com bebidas e drogas Lícitas e Ilícita.
No Projeto “Vale Sonhar”, os professores trabalharam o respeito pelo próximo, seja ele de raça, crença e o respeito às condições sexuais. Não deixando de visar, a importância de conscientizarmos os nossos alunos da responsabilidade de uma Gravidez não planejada.
Nos trabalhos realizados, temos aqui o que de melhor nossos alunos criaram, com a mediação dos seus mestres, os quais mostraram a importância do protagonismo tanto juvenil quanto infantil.
Nossos agradecimentos aos gestores, professores, funcionários, alunos,  pais e ao corpo de jurados do projeto: Srª. Alba Baston, Sr. Antonio Carniato,  Srª. Fernanda Papa, Srª. Maria Aparecida Lara, Sr. Ramiro, Guimarães e   Srª. Sylvia Galano.
Concurso de Frases Período da Manhã
- Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Não Planejada
Gravidez na adolescência, atitude sem consciência. 
(Frase Vencedora) – André, Zahra e Daniela  – 7ª série A
- Drogas Lícitas e Ilícitas
Bebida alcoólica para menor...é dor de cabeça para o maior!
(Frase Vencedora) – Atílio – 7º ano A
- Frases visando o combate à violência e abusos durante o carnaval
Violência não gera diversão, seja consciente e evite confusão.  
(Frase Vencedora) –  Joice – 8 ª série A

Concurso de Frases Período da Tarde
- Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Não Planejada
Curta o carnaval com emoção, não se esqueça da camisinha, para não ficar sozinha.
(Frase Vencedora) - Bruna e Roberta – 6º ano C
- Drogas Lícitas e Ilícitas
Carnaval é pura curtição se te oferecerem drogas não aceite não.
(Frase Vencedora) – Bruna e Flávia – 7ª série C
- Frases visando o combate à violência e abusos durante o carnaval
Carnaval é curtição, é controle, é consciência. Faça do seu carnaval algo bacana,sem violência.
(Frase Vencedora) – Daniel Weiber dos Santos – 8ª série C

Máscaras – Vencedores
1º lugar: 1ª Série A -Evelyn Suelen Simões  e 7º ano C-Ingrid Dolores
2º lugar: 2ª Série A -Ana Carolina Bergo e 7º série C - Iury Carlos 
3º lugar: 7ª Série B -Luana de Jesus Sartori e 7º ano D -Ana Gabriela e Fábio Augusto

Fantasias - Vencedores
1º lugar: 8ª Série A - João Pedro Camillo Zorzi e Mônica Gomes de Lima e 2º ano B - Willian e Natália
2º lugar: 3ª Série A - Welington e   7ª série C - Adriele e Júlio
3º lugar: 1ª Série A -Evelyn Suelen Simões  e Giovani Lima da Silva  e 1º ano C - Andréa e Paulo





Projeto Carnaval na EE Dr. Carlos Guimarães

Na EE Dr. Carlos Guimarães, o Projeto Carnaval teve como objetivos conscientizar os adolescentes quanto à prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e gravidez precoce; promover atitudes mais saudáveis e protegidas, construindo o conceito de autocuidado e cuidado com o outro; favorecer a mudança de atitudes preconceituosas e discriminatórias; estimular o respeito pelas diferenças; construir uma cultura de PAZ na escola; socializar os mais recentes conhecimentos técnicos- científicos sobre saúde/doenças e incentivar os alunos e comunidade para prática de ações preventivas.
O desenvolvimento do projeto contou com capacitação dos Professores em HTPC nos dias 13/02 e 15/02 com as seguintes atividades: apresentação dos objetivos do Projeto Prevenção também se ensina aos Professores, divisão dos Professores por área com sugestões de atividades- Projeto Interdisciplinar e atividades para montagem do painel de carnaval dos Professores (máscaras, textos, músicas), conforme descrição abaixo:
- Língua Portuguesa – Prof.ª Eliana Ianotti5 A, 6 A, B e 7 EJA- Produção de acrósticos, marchinhas, frases sobre o Carnaval e receitas de carnaval saudável.

- Língua Portuguesa – Prof.ª Elaine Fernandes8 A, 8 B- Levantamento de dados – pontos positivos e negativos do carnaval – Registro dos pontos levantados; debate – como fazer do carnaval uma festa alegre e consciente; elaboração de cartazes com escrita e ilustração referentes ao carnaval consciente.

- História – Prof.ª Lívia - Entrevista com pais, avós, tios a respeito de como era o carnaval em sua juventude; apresentação de slides sobre a História do Carnaval; discussão a respeito de permanências e mudanças ao longo da história do carnaval e do uso de bebidas alcoólicas durante essa festa popular; produção de texto com o tema “O Carnaval de ontem e de hoje” no qual os alunos deveriam abordar aspectos positivos e negativos do carnaval em diferentes épocas.

Matemática - Prof.ª Isabel5 A, B, 6 A, B, C - Máscaras com figuras geométricas; gráficos com pesquisa sobre o carnaval; acróstico com sentido de valorização à vida; enigmas do tema carnaval; máscaras com demonstração do conteúdo matemático trabalhado.

Geografia - Prof. Lucas - 6 A - Colagem e criação de um mural onde apresentaram duas faces do carnaval, de um lado a alegria e de outro as conseqüências da irresponsabilidade (sempre relacionando a parte negativa aos excessos de bebidas alcoólicas, consumo de drogas, etc).

Ciências – Prof.ª Rosana – 5, 7,8 séries – Diálogos em sala de aula – conscientização quanto aos cuidados necessários para se evitar: gravidez indesejada, DST, uso de drogas lícitas e ilícitas; pesquisas em equipes; cartazes para exposições nos murais da Escola.

História - Prof. Rose5 C, D, E - Leitura de texto sobre a origem do carnaval e pintura de máscaras.

Ciências - Prof.ª Nely – 5 D- Diálogo com a classe abordando os temas relacionados à prevenção; frases e desenhos sobre a valorização da vida.

Inglês – Prof.ª Elaine – 7série A – Pesquisa sobre frases para conscientização do Carnaval; transcrição para a linguagem Inglesa e ilustração.

Resultados alcançados:

Língua Portuguesa – Prof.ª Eliana – atividades exemplificadas nas fotos abaixo.

Língua Portuguesa – Prof.ª Elaine Fernandes – reflexão e conscientização dos alunos.

História- Prof.ª Lívia - Os alunos tomaram conhecimento da origem do carnaval, que acreditavam ser no Brasil; perceberam mudanças em relação ao modo de vestir, das músicas e da forma de se divertir das pessoas nos carnavais de diferentes épocas; perceberam também que o uso de bebidas alcoólicas nesta festa popular acontece desde a antiguidade, mas que hoje ela não se justifica diante do conhecimento dos malefícios que o álcool causa à saúde, sendo desnecessário à diversão.

Matemática – Prof.ª Isabel e História - Profª Rose - Uma maior conscientização do carnaval; dedicação e empenho nos trabalhos desenvolvidos; organização pessoal.

Geografia – Prof. Lucas- foi despertada nos alunos a capacidade de olhar as duas faces dos eventos culturais e das festas populares, podendo criar neles um senso de responsabilidade.

Ciências - Prof.ª Rosana – adolescentes cientes dos prejuízos para a vida toda de atos inconsequentes como o uso de drogas, bebidas, sexo sem prevenção.

Ciências – Prof.ª Nely – todos os alunos tiveram a oportunidade para falar, ouvir e depois trocar ideias e materiais para registrar. Foi um trabalho muito agradável e proveitoso.

Inglês – Prof.ª Elaine Feltrin - estudo das estruturas básicas da Língua Inglesa, tendo o Carnaval como contexto, permitindo que compreendam e sejam capazes de expressar corretamente as estruturas aprendidas.


















Um comentário:

  1. Parabéns Professores, Equipe Gestora e comunidade escolar. Sou gestora de uma escola estadual de Pernambuco e adorei a iniciativa desse projeto. Vou adaptar a realidade de minha escola e comunidade e trabalhar nesse carnaval.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para nos ajudar a melhorar o blog.
Obrigada.
Profª Renata - Núcleo Pedagógico